Chillout
Chill out ou chillout é um estilo de música eletrônica relaxante, mas é um termo também usado para se referir a um tipo de música relaxante apenas.
O principal entendimento é que chill out não era originalmente um estilo musical, mas um espaço (chill out rooms, termo inglês que significa "quartos para relaxar") em que se tocavam diversos estilos musicais semelhantes ao que se entende atualmente por chill out. Com o tempo, chill out começou a ser usado para se referir ao estilo musical em si.
"Chill out" é um termo da língua inglesa que significa "relaxar totalmente", "não deixar que as coisas te incomodem"
Surgiu nos inícios e meios da década de 1990 como um termo geral para vários estilos de música de relativa melodia e baixo tempo feitas por produtores contemporâneos na música eletrônica.
Eventos seminais, além dos trabalhos conjuntos e paralelos de produtores como Alex Paterson (The Orb) e Jimmy Cauty (The KLF), trouxeram a orientação mais calma e meditativa da ambient music como um contraponto à euforia dançante da acid house da época, de maneira que se tornaram a mola propulsora de todo um movimento chamado ambient house, de onde vieram os mencionados chillout rooms.
A intenção era clara: "baixar a bola", criar uma atmosfera pacífica e amistosa, não raro de introspecção ou contemplação, com os ouvintes não necessariamente em movimento ou dançando.
Uma inteira cultura à volta da música chill out evoluiu, com muitos bares e clubes populares desenhados com um ambiente retrô ou futurista devotado ao gênero.
O Ministry of Sound em Londres presidiu a muitos eventos chill out em lugares como Ibiza e há centenas de títulos de compilação de mistura incluindo as palavras "chill out" ou apenas "chill" que buscam a audiência chill out. Já em 2005, "chill out" é reconhecido por todas as grandes revistas de dança e as suas tabelas de popularidade, no Reino Unido. Teve uma grande influência da música oriental, como a árabe e a indiana, que se fundiram com a música eletrônica.