top of page

Ska

O Ska é um género musical que teve a sua origem na Jamaica no final da década de 1950, combinando elementos caribenhos como o mento e o calipso e estadunidenses como o jazz, jump blues e rhythm and blues.

Foi o precursor do rocksteady e do reggae. As suas letras trazem sinais de insatisfação, abordando temas como marginalidade, discriminação, a vida dura da classe trabalhadora, e acima de tudo a diversão em harmonia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Historiadores da música tipicamente dividem a história do ska em três períodos:

  -A cena original da Jamaica, da década de 1960 chamada de primeira geração;

  -A segunda geração conhecida por era two tone iniciada no final da década de 1970 na Inglaterra, em torno do selo de mesmo nome criado por Jerry Dammers, tecladista do The Specials

  -A terceira e mais actual geração ska, iniciada na década de 1980 com os géneros de fusão ska punk e ska jazz.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As origens do ska remontam ao final dos anos 50, onde após a Segunda Guerra Mundial os jamaicanos compraram um número crescente de aparelhos de rádio.

Os produtores mais importantes da Jamaica, Duke Reid e Clement "Coxsone" Dodd, viajavam assiduamente aos Estados Unidos em busca de novos discos gravados por lá. Entre os dois existia uma feroz concorrência, já que ambos eram donos de sound systems, que eram caminhões equipados com microfones e alto-falantes, usados para fazer festas na rua. A rivalidade entre os dois produtores chegou ao ponto de um mandar sabotadores (dancehall crashers) às festas que o outro organizava.

bottom of page